Menu

Categorias

geral
AP Valor - Perguntas e Respostas

Por Equipe AP Valor

04 JUL 2017

6 min. de leitura

 

1. O que é o AP Valor?

O AP Valor é uma calculadora do valor de mercado de um imóvel.

Avaliação é com o profissional. Requer vistoria, olhar experiente.

O AP Valor é sua referência, sua validação, seu ponto de partida para comparação, definição de preço e para negociação de um imóvel.

 

2. Como é calculado o AP Valor?

O AP Valor calcula, com alta precisão, utilizando avançados AVM (Automated Valuation Models. Em português, Modelos Automatizados para Avaliação. No caso, o AP Valor é desenvolvido por equipe experiente no mercado imobiliário e em avaliações de imóveis. Com tecnologia própria e avançada em métodos numéricos, modelagem estatística e enorme base de dados. Todo mês coletamos milhares de dados atuais de imóveis ofertados e transacionados no mercado. Nossos algoritmos analisam e consideram muitas variáveis. Você calcula em segundos, com poucas informações.

O cálculo é de grande precisão e imparcial, porque as informações utilizadas são as que mais influenciam no valor final, validadas por nossos AVMs. Traduzimos o comportamento do mercado para o valor de um imóvel.

O AP Valor abrange a grande maioria dos imóveis de certa tipologia (por exemplo, apartamentos) de uma cidade ou região. Contudo, sempre existe uma pequena parte formada por imóveis atípicos. No caso de apartamentos, podem ser, por exemplo: apartamentos muito grandes com grandes terraços, piscina privativa, finamente decorados e mobiliados, que o mercado considera como agregação de valor. Ou ainda, com área muito grande coberta ou descoberta, porém de padrão muito baixo, mal conservados, que requerem custos para tornar utilizável. Esses casos devem ser ponderados com cautela, sob olhar de um profissional do ramo.

 

3. Qual a diferença entre Preço e Valor de Mercado?

Valor de Mercado é a “quantia mais provável pela qual se negociaria voluntariamente e conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições do mercado vigente.”

Assim, o Valor do Imóvel é diferente do Preço.

O preço é atribuído pelo vendedor ou profissional que o orienta, considerando suas expectativas, margem de negociação, se prefere vender mais rápido, entre outras decisões do proprietário.

O preço de um imóvel pode estar acima ou abaixo do seu valor de mercado.

 

4. Verifiquei que o preço anunciado está um pouco acima do AP Valor. Por quê?

Uma pequena diferença é de se esperar, porque entre o Preço Anunciado (ou seja, Valor de Oferta) e o Valor de Mercado, existe o efeito da negociação, ou seja, o desconto resultante da relação oferta / transação. Isso pode variar conforme o mercado esteja aquecido ou desaquecido (alta ou baixa procura, muitos ou poucos imóveis em oferta) e também quanto à liquidez (se um imóvel é procurado por muitos compradores, tem liquidez mais alta, se por poucos compradores, tem liquidez mais baixa). Liquidez é ligada ao potencial de converter o imóvel em dinheiro.

 

5. Verifiquei que o preço anunciado está um pouco abaixo do AP Valor. Por quê?

Alternativas possíveis:

a) Pode ser uma boa oportunidade!

b) As informações fornecidas no anúncio ou preenchidas no cálculo não condizem com a realidade. Algo foi informado errado, como endereço, área privativa, idade, quantidade de suítes, entre outras.

 

6. Verifiquei que o preço anunciado está muito abaixo do AP Valor. Por quê?

Alternativas possíveis:

a) Você pode estar diante de uma grande oportunidade! Talvez o proprietário precise vender rapidamente.

b) Atenção e cuidado. O imóvel pode ter algum problema ou limitação, que o torna mais barato, pois é mais difícil de vender, ou talvez necessite de reformas. Mas não quer dizer que não vale a pena conferir! Consulte um profissional de confiança.

c) As informações fornecidas no anúncio ou no cálculo não condizem com a realidade. Algo foi informado errado, como endereço, área privativa, idade, quantidade de suítes, entre outras.

 

7. Verifiquei que o preço anunciado está muito acima do AP Valor. Por quê?

Alternativas possíveis:

a) O imóvel pode ser atípico (fora do comum), por ter um grande apelo comercial, diferenciais valorizantes. Por exemplo: um apartamento com equipamentos de uso privativo, como piscinas, terraços, ou finamente decorado e mobiliado.

b) O vendedor supervalorizou o preço, baseado em avaliação subjetiva ou valor pessoal, sentimental.

c) As informações fornecidas no anúncio ou no cálculo não condizem com a realidade. Algo foi informado errado, como endereço, área privativa, idade, quantidade de suítes, entre outras.

 

Nosso propósito é ajudar as pessoas a negociar imóveis com mais confiança. Envie suas críticas, ideias, sugestões. Assim, poderemos fazer um AP Valor cada vez melhor, com mais transparência para o mercado imobiliário, gerando impacto positivo na vida de milhares de pessoas.

Calcule agora e compare valores: www.apvalor.com.br

 

matérias relacionadas


<